top of page
  • Foto do escritorRodrigo Andrade

Projeto Bem-ti-vis: uma união que faz a diferença para quem precisa

Atualizado: 4 de jul. de 2022





Mariana Katarina, de 29 anos, é fundadora e atual coordenadora do Projeto Bem-ti-vis. A ação, que no começo não tinha nome, surgiu em 2015. Cada voluntário deu uma sugestão de nome, e, quando o voluntário e poeta Carlos Araripe sugeriu o Bem-ti-vis, Mariana e os colegas não tiveram dúvida.


"O motivo do nome é bem legal. É com "ti" mesmo, por ser justamente essa brincadeira de querer bem ao próximo, ou seja "a ti". Algumas pessoas pensam que está errado, mas é diferente do pássaro mesmo. Essa é a proposta, de querer bem alguém", explica.


Ela conta que desde muito nova pensava em ajudar o próximo, muito por conta da infância difícil que teve.


"Criei o projeto porque sempre tive esse lado social. Quando criança, passei por muita necessidade. Até hoje não é fácil, mas minha família era muito carente. No meu primeiro trabalho, levava o almoço e quando não queria comer, buscava alguém para entregar. Isso passou a ser um hábito. Muitas vezes levava dois almoços para levar à alguém. Me fazia um bem tremendo", revela Mariana.


A fundadora do projeto também relata que se sente parte do projeto, muito por conta de estar sempre envolvida em todas as questões, seja no contato com parceiros, em divulgações e também na realização das ações.


"O projeto e eu somos praticamente uma coisa só. Não me vejo sem ele. Trabalho todos os dias com isso. Significa amor, tranquilidade, como se fosse uma força que me move. Faço as artes das campanhas, divulgação, o contato com as instituições, com a comunidade, parcerias, a organização do projeto é toda comigo"


Isso toma toda o meu tempo, meus finais de semana e até o meu lazer, mas faço com todo o amor do mundo. Esse projeto não me deixa cair numa depressão, não me deixa desistir de várias coisas. É muito gratificante fazer parte deste projeto e tenho muito orgulho de ter iniciado isso.

"Me sinto extremamente realizada por ser uma "bem-ti-vis" e por saber que existem outros bem-ti-vis que vestem a camisa e lutam pela causa. Fico feliz também por ter inspirado tantas outras pessoas a ajudarem nesse ou em outros projetos."





Apesar de existir há cinco anos, Mariana conta que nunca houve uma contagem de quantas pessoas foram auxiliadas ou que contribuíram para o projeto. Ela revela que, com o passar dos anos, a contribuição dos voluntários foi aumentando em relação ao começo.


"Era bem difícil, essa iniciativa das pessoas ajudarem não era tão comum como é hoje. Fizemos muita coisa em cinco anos. Ajudamos muitas famílias, instituições, comunidades carentes, abrigos de idosos, de crianças e dependentes químicos que buscam reabilitação."

"Não temos um nicho, estamos onde precisamos", conta Mariana.

Por causa da pandemia, Mariana fala que precisou mudar a forma de ajudar, mas sempre contribuindo com o próximo de alguma forma.


"Por conta da pandemia, mudamos um pouco a forma de ajudar, mas de abril até setembro, entregamos mais de 1500 cestas básicas, em várias cidades de Pernambuco. Não sei o quanto ajudamos, mas espalhamos muito amor nesse período.", diz.


Mariana conta que o projeto é um desafio a cada ação. Independente do lugar, a razão da existência do Projeto Bem-ti-vis, é ajudar o próximo de alguma forma, sempre com carinho.


"A cada mês nossas ações se tornam um desafio. Graças a Deus, a todas as forças do universo e todos que acreditam em nós, conseguimos fazer algumas pessoas felizes. E é essa a nossa missão", finaliza.


É possível entrar em contato com o Projeto Bem-ti-vis através do instagram no @projetobemtivis, pelo e-mail projetobemtivis@gmail.com ou pelo telefone 081 9 9227 9800 com a própria Mariana.




47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page