top of page
  • Foto do escritorNicole Annunciato

Língua BrAUsileira de Sinais: A mulher que se comunica com cães

Atualizado: 4 de jul. de 2022


Ana Paula Nunes tem 33 anos, é auxiliar administrativa e divide a casa dela com dois cachorros em Blumenau, cidade que fica no estado de Santa Catarina.


Essa parece ser mais uma história comum, mas não é bem assim. Aos três meses de idade, Ana Paula teve um choque anafilático que deixou ela com deficiência auditiva.


Segundo o Ministério da Saúde, o choque anafilático é a forma mais grave de reação de uma alergia, que pode ser desencadeada por diversos fatores, como alimentos, picadas de insetos, látex e medicamentos. A reação pode ocorrer segundos ou minutos depois da exposição ao alérgeno, e pode levar à morte.


Dessa forma, desde os 12 anos de idade a auxiliar administrativa decidiu aprender Libras para facilitar a forma de comunicação com as outras pessoas - mas não apenas com os seres humanos -. Na casa de Ana, não foi apenas ela que aprendeu a Língua Brasileira de Sinais: Paula ensinou as duas cachorrinhas a também se comunicarem dessa forma.


Dolly e Cacau são duas vira-latinhas que tem, respectivamente, três e um anos. Dolly sofria maus-tratos antes de ser adotada por Ana Paula, em 2017, e agora vive feliz em um lar seguro, onde aprendeu a obedecer os gestos em Libras.


“É a forma que eu me comunico, logo, quis que elas me entendessem. Foi bem tranquilo [ensinar], elas são muito inteligentes”, explica.


O relacionamento de Ana com as cachorrinhas é, de acordo com ela mesma, repleto de amor, carinho e, claro, compreensão.


Com o diferencial de se comunicar com os cães em libras, Ana Paula quis registrar o momento. Dessa forma, fez vários vídeos conversando em Libras com os animais e divulgou nas redes sociais.


Não havia dúvidas: As publicações viralizaram. Um vídeo compartilhado por ela, mostrando Dolly e Cacau obedecendo e entendendo os comandos em Libras para serem presenteadas com biscoitinhos, atingiu mais de 1,8 milhões de visualizações, 39 mil compartilhamentos e cerca de 19 mil reações entre os internautas, que ficaram impressionados com a habilidade dos animais.


“Acordei irritada, mas ao ver esse vídeo meu coração transbordou de amor”, “Ganhou o prêmio de melhor cão” e “A coisa mais perfeita do mundo” foram alguns dos comentários dos internautas. Confira o vídeo abaixo:


As vira-latinhas ficaram tão famosas que, agora, possuem até mesmo um perfil próprio nas redes sociais, onde são compartilhadas fotos e vídeos mostrando a comunicação entre elas e a rotina da família.


Ana Paula contou ao Abelha Expressa que não esperava essa repercussão toda, mas fica muito contente em saber que o vídeo com a Língua Brasileira de Sinais está sendo compartilhado por várias pessoas, pois acredita que isso pode incentivá-las a querer aprender libras.


Os planos pro futuro? Para a auxiliar administrativa, dona de duas cachorrinhas muito espertas, ter mais animais e continuar ensinando libras para eles é um dos maiores desejos.


“Me sinto feliz e realizada. É possível ensinar alguns sinais para os cães, logo, as demais pessoas podem ter vontade de aprender. Gostaria de ter mais cães e poder ensinar eles.”

329 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page